O que faz um Corretor de Imóveis?
O corretor de imóveis ou corretor imobiliário é o profissional responsável por acompanhar transações imobiliárias, desde a escolha do imóvel até o suporte dos processos burocráticos e jurídicos das operações imobiliárias de imóveis residenciais e comerciais.
A profissão de corretor de imóveis foi regulamentada no Brasil em 1962. De acordo com a lei, o corretor é o profissional que pode exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis e opinar quanto à comercialização imobiliária.
Na prática, o corretor pode captar, avaliar, vender, comprar e alugar imóveis, cuidar de carteiras imobiliárias, administrar condomínios, providenciar a documentação necessária para as transações imobiliárias.
Entre as atribuições da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) que podem ser desempenhadas pelo corretor de imóveis, estão:
O corretor de imóveis pode trabalhar em imobiliárias, construtoras ou atuar como profissional autônomo. Ele pode também se especializar em um tipo de imóvel, que pode ser: área rural, loteamento, pensão, coworks, e no mercado internacional, auxiliando na transação imobiliária de estrangeiros no Brasil ou de brasileiros no Exterior.
Em resumo, existem cinco áreas de atuação no setor imobiliário:
Para atuar como corretor de imóveis é OBRIGATÓRIO ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) – o órgão que fiscaliza o trabalho dos corretores e das imobiliárias – do estado onde atua. Para conseguir o registro, por sua vez, é preciso se formar em um curso de especialização da área imobiliária.
Existem três tipos de curso para quem deseja ingressar na área imobiliária:
O perfil profissional de um corretor imobiliário exige uma pessoa comunicativa, persuasiva, paciente, que tenha facilidade com relacionamentos interpessoais, e com habilidades em vendas e negociações.